IBGE está com inscrições abertas para 22 vagas de empregos temporários para o Censo 2021 em Quatro Marcos

Por Luiz Carlos Bordin com Assessoria

O IBGE vai realizar processo seletivo simplificado para contratação temporária de pessoas para trabalhar no recenseamento 2021 em São José dos Quatro Marcos. São 22 vagas para Agente Censitário e Recenceador.

As vagas de trabalho temporário para o censo 2021 necessitam que os interessados tenham ensino médio e ensino fundamental completo.

São 18 vagas para Recenseador, 03 vagas para Agente Censitário Supervisor e 01 vaga para Agente Censitário Municipal. As inscrições começaram nesta sexta-feira, 19 de fevereiro e vão até 15 de março. Para recenseador com nível fundamental, candidatos pode se inscrever de 23 de fevereiro até 19 de março.

A taxa de inscrição para as funções de nível médio é de R$ 39,49, e para recenseador, de R$ 25,77. Os valores podem ser pagos em qualquer banco, casa lotérica ou pela internet.

ACM e ACS

Os melhores colocados no município ocuparão a vaga de agente censitário municipal, que será o responsável pela coordenação da coleta do Censo 2021. Os demais agentes censitários supervisionam as equipes de recenseadores. As remunerações dessas duas funções são de R$ 2.100 para ACM e de R$ 1.700 para ACS, com jornada de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.

Além do salário, ACM e ACS terão direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escola, férias e 13º salário proporcionais, de acordo com a legislação em vigor e conforme o estabelecido no edital. Os contratos dos dois cargos terão duração prevista de cinco meses, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária.

RECENSEADORES

O IBGE também vai contratar 18 recenseadores no município. A exigência é de nível fundamental completo. Esse profissional é o responsável por fazer o trabalho de coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores. Ele é remunerado por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário e o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra).

Os recenseadores terão direito ainda a férias e 13º salários proporcionais. A jornada de trabalho recomendável é de, no mínimo, 25 horas semanais. Os contratos terão duração prevista de três meses, podendo ser renovados.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas através do site da cebraspe.

AGENTE: https://www.cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_AGENTE

RECENSEADOR: https://www.cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_RECENSEADOR

DAS PROVAS

Os candidatos a ACM e ACS farão prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração/ Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos.

Já os candidatos a recenseador farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos.

No dia da prova, os candidatos deverão estar munidos de caneta esferográfica cor preta e de material transparente, comprovante de inscrição e documento original com foto. Protocolos de sanitários contra a Covid-19 serão divulgados detalhadamente em edital específico sobre os locais de prova, exigindo o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento seguro entre candidatos e aplicadores de prova, disponibilização de álcool em gel em todos os locais de prova, medidas para evitar aglomerações e respeito às legislações locais. O candidato que descumprir as medidas de proteção será eliminado do processo seletivo e terá sua prova anulada.

Além da prova, os recenseadores receberão treinamento presencial e a distância, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco dias e carga horária de oito horas diárias. Os candidatos que tiverem no mínimo 80% de frequência no treinamento farão jus a uma ajuda de custo. As contratações ocorrem logo em seguida. O trabalho de campo do Censo 2021 começa em agosto.

Contatos:

Telefones: (65) 3928-6100/ 3928-6130

Raquel Gomes e Luiza Goulart (SDI/UE/MT)

Millane Chaves (chefe da Unidade Estadual do IBGE)